Lanzarote, a ilha dos vulcões

Ilha de Lanzarote, Canárias, Espanha.
Lanzarote, ilha pertencente ao arquipélago das Canárias, é uma ilha que à primeira vista não tem grande interesse dado tratar-se do território insular canário mais recente, datando a sua génese à 11 milhões de anos atrás, com o afloramento desde o leito oceânico. A sua fisionomia atual é bastante mais recente e deve-se igualmente à mais recente erupção vulcânica ocorrida no sec. XVIII e que vai dar-lhe o seu aspeto atual.

Mas é precisamente essa paisagem vulcânica o seu principal atrativo, o qual te proponho explorar neste roteiro. Esse mesmo encanto natural vai levar nos anos 80 do século passado a que César Manrique o transforme e dinamize tornando a beleza natural da ilha numa obra de arte, seguir os passos deste artista é outro roteiro que podes descobrir neste outro apontamento. E claro, há as praias, quase selvagens e que podem complementar qualquer um destes dois roteiros propostos fazendo o complemento perfeito para uns dias de relaxe na ilha dos vulcões.



Este roteiro da terra do fogo vai levar-te a paisagens quase lunares, em terrenos virgens desde as erupções do sec. XVIII, a outras que se transformaram e adaptaram como resultados dessas últimas explosões.

Salinas de Janubio

Salinas de Janubio, Lanzarote, Canárias, Espanha.
Situadas a SW da ilha, constituem a maior salina de Lanzarote, A transformação de uma baia numa industria ecológica de extração de sal, iniciada em 1895, confere a este local uma beleza rara, em que se misturam tonalidades várias numa paleta de lava, água e sal.

Los Hervideros

Los Hervideros,  Lanzarote, Canárias, Espanha.
Trata-se de umas pequenas arribas que com a força das águas do Atlântico têm levado à sua erosão, abrindo covas, grutas e chaminés por onde se ouve a água fervilhar nas suas constantes investidas contra a rocha, sobretudo em dias de mar revolto... Uma paragem curiosa.

Charco de los Ciclos

É uma dos locais mais fotografados da ilha! Infelizmente não pude ir até lá pois nos dias que estive por lá estavam a reparar a estrada de acesso. :( Fiquei sem essa fotografia e sem ver essa lagoa verde entre praias negras e o mar azul!

La Geria

Vinhedos de La Geria,  Lanzarote, Canárias, Espanha.
Esta é uma zona vitivinícola e uma das paisagens mais originais da ilha. De novo o homem e a natureza lado a lado transformando o entorno. Antes de chegar ao parque do Timanfaya, La Geria é uma área de 5200 hectares coberta por pequenos orifícios no chão negro vulcânico onde se planta as vides de malvasia aos quais se colocam pequenas paredes semicirculares de pedra seca para os proteger dos ventos. Além das vinhas é ainda tradicional a plantação de figueiras.

Timanfaya

Selfie no Parque de Timanfaya, Lanzarote, Espanha.
Este é um parque nacional e a visita ao seu interior realiza-se em autocarros próprios do parque que te levam a conhecer a zona preservada das erupções do sec. XVIII, são crateras e mais crateras, mares e bolhas de lava. A visita inclui demonstrações geotérmicas. Esta é a visita imprescindível na ilha!

Teguise

Igreja de N. Sra. Guadalupe, Teguise,  Lanzarote, Canárias, Espanha.
Foi a capital histórica da ilha até ao sec. XIX quando a capitalidade se transfere para Arrecife. La Villa, assim a denominam os locais, tem uma zona histórica de casas pequenas, uma igreja quinhentista dedicada à Virgem de Guadalupe, vários conventos e palacetes. Se a visitas em domingo há um mercado bastante animado!

Playa de Famara

Praia e arribas de Famara,  Lanzarote, Canárias, Espanha.
Este é o paraíso dos surfistas. Esta praia de 5 kms de areia dourada está a norte da ilha, localizada entre uma alta arriba, a aldeia, onde tudo gira em torno do surf (escolas, lojas, etc.). Que sitio melhor para terminar esta jornada, entre um mergulho nas águas e um refresco vendo o pôr-do-sol.

Podes completar este roteiro com:
  • Visitar a casa onde residiu José Saramago, em Tias;
  • A subida ao Castelo de Sta. Bárbara, em Teguise, visitando o museu da pirataria ali instalado;
  • Um cruzeiro até ilha Graciosa;
  • Subir ao Mirador de Femés;
  • Comer peixe no Puerto del Carmen;
  • Banhar-se nas piscinas naturais de Los Charcones;
  • Mergulhar na Playa Papagayo;
  • Passear de dromedário.
Com tecnologia do Blogger.