A praça de Espanha de Sevilha foi utilizada como cenário para a escena da chegada da princesa Leya ao seu palácio no Reino de Naboo, acompanhada pelo joven Anaki Skywalker, no filme da saga Guerra das Estrelas - Episódio II, o ataque dos clones. Mas a praça de Espanha é muita mais que isso.
Construída em 1929, sob o traço do arquiteto sevilhano Aníbal González, para a Exposição Iberoamericana, é o maior edifício da arquitetura regionalista andaluza, e é um dos locais preferidos pelos turistas que visitam a capital da Andaluzia.
Está situada no Parque Maria Luisa ocupando um total de 50.000 m2, e onde destacam as altas torres que rivalizam com a torre da Giralda da catedral sevilhana. Além da fonte central existe um canal navegável que circunda a praça e que é atravessado por 4 pontes. Os edifícios que constituiem a praça foram construídos em tijolo à vista e decorados com cerâmica sevilhana, com destaque para os painéis de azulejos, de várias fábricas locais, que rindem tributo às provincias espanholas. Sobre estes, e decorando o exterior da galeria aberta, medalhões com figuras históricas de Espanha.
O edifício aberga hoje um museu militar além da delegação do governo espanhol na cidade de Sevilha.
Sem comentários