Montoro, à beira do Guadalquivir

Recanto de Montoro, Espanha.
Encaixada dentro de um meandro do rio Guadalquivir, e situada entre Córdoba e Jaén (Espanha), Montoro está reconhecida como monumento histórico artístico desde 1969, e é certamente uma das vilas imprescindíveis na Andaluzia.

A visita a Montoro levou-me a conhecer uma localidade tipicamente andaluza, com as suas casas brancas, e onde a cor vermelha da pedra usada na sua construção é uma características que a diferencia e que marcam a arquitetura das suas ruas. O primeiro aspeto que me chamou a atenção é a forma do meandro que abraça a vila e como a ponte das Donadas (sec. XV) assim denominado pois foram as joias das senhoras locais que ajudaram a custear a sua construção, com a sua tonalidade vermelha, liga o centro histórico ao bairro de Retamar.

Na praça de Espanha encontra-se o edifício do "Ayuntamiento", a Casa das Varandas, de onde se assistiam às festas realizadas na praça,  e a igreja de S. Bartolomeu (sec. XV) na transição do gótico para o plateresco espanhol, sendo que no interior destaca a capela barroca de N.Sra. do Rosário.

No cimo de uma das colinas da vila está a mais antiga construção local, a antiga mesquita e posterior igreja de Sta. Maria "del Castillo de la Mota" (sec. XIII) e que hoje alberga um pequeno mas interessante museu arqueológico.

Interessante é também o Museu do Azeite, a mais importante atividade económica do concelho, instalado num edifício do sec. XVIII, construído para albergar os dízimos pagos à catedral de Córdoba, e onde se pode conhecer mais sobre a oliveira e o famoso azeite desta vila.

A última curiosidade para a Casa das Conchas, uma obra de um particular que desde 1960 cobriu toda a sua residência com mais de 45 milhões de conchas!

Este apontamento é dedicado ao meu amigo Santi, natural desta localidade.


Ponte das Donzelas e bairro de Retamar, Montoro, Espanha.

Campanário da igreja de S. Bartolomeu, Montoro, Espanha.

Porta lateral da igreja S. Bartolomeu, Montoro, Espanha.

Capela do Rosário na igreja matriz de Montoro, Espanha.

Igreja s. Bartolomeu, Montoro, Espanha.


Com tecnologia do Blogger.