 |
Pelas ruas do Beatário de Lovaina, Bélgica. |
Era dia de festa em Lovaina, junto à estação de comboio (a 30 minutos da estação central de Bruxelas) havia um pequeno mercado de flores e produtos tradicionais. Um mundo de queijos e mais queijos com sabores que iam desde o pistacho aos que tinham carnes fumadas! Havia inclusive um posto de bicas e pasteis de nata!
Para chegar ao centro histórico de Lovaina não havia mais que seguir pela Bondgenotenlaan, que me levaria diretamente à Grote Markt. Claro que não foi um caminho facil, como disse havia festa na cidade e as lojas tinham ocupado os passeios desta rua com os seus produtos numa espécie de feira de descontos, com muita animação e música para prender a atenção dos compradores.
É que Lovaina é uma cidade de quase 100.000 habitantes e um dos polos universitários mais importantes da Bélgica, e isso nota-se nas ruas, com imensos bares e pubs, lojas para todos os gostos e um ambiente enérgico. Esta cidade da Flandres, cujas primeiras referências históricas remontam a 891, foi um dos centros económicos da Europa e por talvez isso viu como em 1425 se fundava a sua Universidade.
1. Grote Markt
 |
Grote Markt, Lovaina, Bélgica. |
Em redor da Grote Markt (praça do Mercado) encontram-se alguns dos mais importantes edifícios de Lovaina, e o Stadhuis é certamente um dos mais belos Paços do Concelho do mundo. A sua elegância gótica é um exemplo perfeito do refinamento dos detalhes. Construído em 1448/69 apresenta três andares principais aos quais se junto 4 mais na zona do telhado, e do qual saem 6 torres cilíndricas em perfeita simetria e delicadeza. A fachada está decorada com 236 estátuas (1850) representando os Condes de Lovaina e os Duques de Brabante e personagens e santos do Antigo e Novo Testamento. Em frente deste está o Tafelrond (Mesa Redonda), edifício neogótico de 1814 que substituí o anterior do mesmo arquiteto que o Stadhuis, e destinado a sede de vários grémios, e que hoje alberga o Banco da Bélgica.
Na mesma praça do Stadhuis, está a igreja gótica de Sint-Pieterskerk (1425/97) que assenta sobre uma anterior românica da qual se podem observar vestígios na cripta. A suas torres ainda que não chegassem a ser terminadas, estão incluídas na serie de torres francesas e belgas classificadas como Património Mundial (ver Gante o o seu Campanário). No seu interior destaque para os túmulos do deambulatório e a imagem mariana Sedes Sapientiae, padroeira da universidade local, enquanto no exterior o curioso relógio e o sino que é martelado por um automatismo dourado de forma humana.
Também nesta praça existe a fonte da sabedoria "Fonske" dedicada aos muitos estudantes de Lovaina, constituída por uma estátua de um estudante lendo um livro sobre o qual o próprio se verte um copo. Ao igual que o
Menneken Pis de Bruxelas também o vestem em ocasiões especiais!
2. Laudezeplein
 |
Biblioteca Central da Universidade Católica de Lovaina, Bélgica. |
É a maior praça da cidade e está dedicada a Paulin Leudez (1870-1940), que foi teólogo na universidade que tem precisamente aí um dos seus edifícios mais emblemáticos. A Biblioteca Central da Universidade Católica foi edificada após a Grande Guerra, oferecida pelos EUA, sobre os escombros da anterior biblioteca datada do sec. XVII. Na 2ª Guerra Mundial foi de novo danificada pelos alemães nazis e renovada após a libertação da cidade. No centro da praça encontra-se o Totem, um alfinete de 23 metros de altura com um escaravelho verde enfiado do artista contemporâneo Jan Fabre! Nas sextas-feiras aqui tem lugar o mercado de produtos regionais e no Natal o tradicional mercado natalício.
3. Oude Markt
 |
Oude Markt em festa, Lovaina, Bélgica. |
No dia que visitei Lovaina, além de ser dia de festa local no comércio, jogava a seleção de futebol belga e nesta praça estava concentrado toda a animação em redor deste evento desportivo. A praça velha (Oude Markt) está repleta de bares e restaurante e funciona como ponto de encontro e convívio dos habitantes locais e dos 21.000 estudantes da universidade. Toda a praça está rodeada de edifícios tipicos da Flandres construídos em tijolo.
4. Stella Artois
 |
Torneira de cerveja Stella Artois, Lovaina, Bélgica. |
Em Lovaina pode-se encontrar uma das maiores fábricas de cerveja da Bélgica. A sua origem remonta a 1366. O seu nome provem do mestre cervejeiro Sebastiaan Artois. O êxito desta indústria inicia-se em 1926 quando a sua cerveja clara Stella começa a ser popular na Bélgica hoje em dia é exportada para 180 países. A visita à fábrica pode ser um ponto interessante para os amantes deste néctar, mais se no fim da mesma tivermos uma degustação!
5. Sint-Michielskerek
 |
Fachada da igreja de S. Miguel, Lovaina, Bélgica. |
A igreja de S. Miguel é a principal igreja jesuíta da Bélgica. É um enorme edifício barroco do sec. XVII, restaurada após a 2ª Guerra Mundial. A sua fachada apresenta os característicos símbolos da congregação. Foi um importante centro de teologia dos Jesuítas até à supressão da ordem (1773). O seu interior apresenta um belo coro com talhas de madeira.
6. Cuberdons
 |
Cuberdons de framboesa, Lovaina, Bélgica. |
Podes encontrar este doce tradicional belga em várias localidades, eu tive a sorte de, ao ser dia festivo, o encontrar à venda em Lovaina em várias bancas de rua. São uma guloseima de sabor a framboesa elaborados com um xarope de açúcar e goma-arábica. Popularmente são conhecidos como "neuzeke" (nariz) devido à sua forma cónica e além do seu sabor natural atualmente existem de vários sabores.
7. Groot Begijnhof
 |
Grande Beatário de Lovaina, Bélgica. |
No centro da cidade encontramos o Groot Begijnhof (grande beatário) recinto formado por 85 casas de tijolo vermelho, que hoje em dia serve de residência universitária. É um dos maiores que existem na Bélgica e está incluído na lista de Património Mundial da Unesco desde 2000. É um recanto de sossego na cidade, repleto de jardins, hortas, ruas empedradas, canais e igrejas. Foi um dos locais que mais me encantou em Lovaina.
 |
Igreja de S. Pedro, Lovaina, Bélgica. |
 |
Stadhuis, Lovaina, Bélgica. |
Sem comentários