 |
Marktplatz, Düsseldorf, Alemanha. |
Um dos dias que passei em Colónia estava reservado para a excursão até Düsseldorf, importante cidade universitária e financeira, sede de empresas na área das telecomunicações e de várias indústrias, além de ser a capital de Renânia do Norte-Westfália.
Para chegar a Düsseldorf desde Colónia o ideal é utilizar o serviço de comboio que liga as duas cidades e desde a estação iniciar o descobrimento de Düsseldorf.
Königsallee
Os locais conhece-na apenas por Kö. Trata-se da alameda comercial, onde se situam as grandes marcas de roupa e acessórios, centros comerciais e sede de várias empresas. É uma das ruas mais elegantes ca cidade mais elegante da Alemanha. Foi construída em 1804 aproveitando os fossos da antiga muralha e além das zona ajardinada tem um canal central. Na zona norte termina num amplio parque.
Alstadt
 |
Selfie em Düsseldorf, Alemanha |
Ao lado do parque e em direção ao rio encontra-se a Alstadt, centro histórico da cidade, que apesar de reconstruída no pós-guerra, conserva a atmosfera dos antigos edifícios, com ruas peatonais e praças repletas de cervejarias e pubs. Destaque para o Altes Rathaus (antigos Paços do Concelho) que perservam o aspeto gótico do edifício na Markplatz. Ainda nesta praça existe a estátua equestre de Jan Wellem Denkmal, um dos Principes Eleitores. Na Burgplatz pode-se aproveitar para sentar numa esplanada e contemplar a Schlossturm (torre do castelo) único vestígio do castelo de Düsseldorf enquanto se toma a cerveja local, a altbier, bem diferente da de Colónia. Nas proximidades da praça merece aproximar-se à Lambertuskirche. Esta igreja dedicada a S. Lamberto é provavelmente o edifício religioso de maior interesse em Alstadt.
Rheinuferpromenade/Medienhofen
Este é o passeio marginal ao longo do rio Reno, local repleto de esplanadas, e desde onde se pode observar a Rheinturm, Torre do Reno em português. Esta é uma antena de televisão que se situa no moderno bairro de Medienhofen, e onde se situam alguns dos edifícios contemporâneos mais emblemáticos de Düsseldorf, como o Landtag e os edifícios "ondulantes" de escritórios com a assinatura de Frank Gehry.
Ständehaus
Ständehaus, ou casa do parlamento em português, é um edifício rodeado por jardins e lagos, que foi erguido no sec. XIX para albergar o orgão legislativo regional. Num estilo historicista que mistura uma estrutura neo-renascentistas italiana com a utilização de telhados mansarda franceses do séc. XVI. Funcionou até 1988 como sede regional parlamentaria, e desde 1996 acolhe um pólo do Museu de Arte Contemporânea da Rênania do Norte-Vestfália.
 |
Casas em Alstad, Düsseldorf, Alemanha. |
 |
StadeHaus, Düsseldorf, Alemanha. |
Sem comentários