De Palma a Sóller de comboio

Comboio Histórico de Sóller, Espanha.
Viajar em comboio em Maiorca, entre Palma e Sóller, é uma experiência que não se deve perder numa visita a esta ilha das Baleares. O comboio histórico liga o centro da capital balear a Soller, com a possibilidade de seguir viagem até ao Port de Sóller, numa ligação em elétrico.

A Estação Central do Ferrocarril de Sóller, em Palma, situa-se na Praça de Espanha, a nível da rua, junto à nova Estação Intermodal de Palma, esta subterrânea. O edifício original data de 1912, quando se iniciou a exploração desta ligação, e é apartir dele dou inicio a esta viagem num belo comboio histórico.

Tanto as máquinas como as carruagens levam-me numa viagem, não só espacial mas sobretudo temporal. O seu aspeto de inicios do sec. XX, com as madeiras a cobrirem o seu interior, os bancos em pele e toda a decoração são por si só um pequeno luxo à época dos inicios da revolução industrial e que hoje é uma das coqueluches da ilha.

Comboio Histórico de Sóller, Espanha.
A iniciativa da sua construção deveu-se ao empresário de Soller, Jeronimo Estades, que em 16 de Abril de 1912 viu o seu sonho feito realidade com a inauguração desta linha. Nesse mesmo dia afundou-se o Titanic!

À época esta ligação permitia ligar Sóller, vila industrial e produtora de laranjas com Palma, contornando assim o isolamento ao qual estava sujeita nos dias de inverno em que as diligências não podiam atravessar os cumes da serra de Tramuntana.  A ligação em só foi possível pois a solução passou por escavar um túnel por debaixo da serra, com quase 3 kms de extensão, para além de outros doze mais pequenos.

O percurso neste comboio de via estreita leva-me por entre os vales de amendoeiras e laranjeiras, e no tramo final depois da paragem no Miradouro de Pujol de'n Banya e de passar pelo Viaduto das 5 Pontes, entra num troço final em que em menos de 7 kms. vence o disnivel 199 metros, entre viadutos, tuneis e curvas impossíveis para outro tipo de comboios.

A Vila de Sóller é um pequeno aglomerado, em que a  em que destaca a sua praça principal com a igreja modernista, fruto da florescente indústria textil que ali existiu nas finais dos sec. XIX inicios do XX.

A igreja, que originalmente data do sec. XIII, é essencialmente uma obra modernista que monopoliza, em conjunto com o Banco Soller, a praça da Cosntituición, mas na qual ainda se podem encontrar vestigios dessa origem. A estrutura atual é da época barroca reformada apartir de 1904 sob traço do arquiteto Joan Rubió i Bellver, discipulo de Gaudí, e que apenas se completaram em 1947. A fachada principal é uma mistura entre art nouveau e um ar neogótico, que saiem do nártex com arcos ogivais, passam pela rosácea central e terminam no coroamento onde falta a estatuária sobre os nichos abertos.

Ao lado desta igreja encontra-se o Banco de Sóller, reformado em 1910/12 pelo mesmo arquiteto que o templo vizinho, e que mais parece um prolongamento deste. Destaca a janela de esquina com dupla tribuna, o portal principal e os trabalhos em ferro forjado das janelas.

Também da praça sai a rua Luna, artéria comercial da vila e na qual se encontram vários exemplos de casas senhoriais e modernistas das ricas famílias francesas e norte-americanas que aqui se estabeleceram à época.

Preço do comboio para turistas (2016) I/V Palma  - Sóller 21,00€.

Estação do Ferrocarril de Sóller, Palma, Espanha.
Estação do Ferrocarril de Sóller, Sóller, Espanha.

Elétrico entre Sóller e Port de Sóller, Sóller, Espanha.


Praça da Constituición, Sóller, Espanha.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.