Guadix, a cidade das cavernas

Casa caverna, Guadix, Espanha.
E quando digo cidade das cavernas não penses em 10, 20 ou 50 são mais de 2000 casas caverna que desde há muito os habitantes de Guadix usam como suas vivendas desde, pelo menos, o século XV.

Agrupadas maioritariamente num bairro a sul do centro histórico e bastante perto deste, pelo que o passeio faz-se perfeitamente a pé. Eu estacionei junto às escavações do Teatro Romano da antiga Acci, cidade romana que ali se localizava há 2000 anos atrás.

Começo o passeio junto à Catedral de Guadix, um belo edificio barroco, com uma fachada de equilibrados jogos de volumes, num conjunto que mistura ainda gótico e renascimento. Dedicada a N. Sra. da Encarnação tem precisamente nesta fachada, abaixo do escudo do imperador Carlos V, um baixo relevo alusivo ao tema.

Também no interior a temática mariana repete-se, quer nas 5 telas e tabernáculo da capela mor. Merece ainda destaque o coro e órgão barrocos e uma reprodução da Pietá de Michelangelo.

Escultura do Coro Pequenos Cantores de Guadix, Espanha.
Bem ao lado da Catedral está a praça das Palomas onde se situa o edifício do Ayuntamiento, que curiosamente está recolocado no lado oposto à sua posição original. A fachada do Ayuntamiento e o Balcão dos Corregedores, bem como os arcos do lado norte estão perfeitamente recuperados e integrados no conjunto da praça, reformulada no sec. XX.

Mais acima, na praceta de Santiago, encontram-se outros dois edifícios merecedores da minha atenção. Por um lado o Palácio de Peñaflor, com uma fachada de tijolos com duas torres e a lateral que coroa a praça com as suas sacadas de esquina e coberturas de madeira assentes sobre a antiga muralha. Em baixo na praça a igreja de S. Tiago e convento das clarissas, obra do sec. XVI, onde destaca o portal renancentista atribuido a Diego de Siloé, pioneiro do renascimento em Espanha.

Ali ao lado encontramos o castelo e alcáçova, erguidos no sec. XI, e que sofre ainda trabalhos de restauro e conservação que o porão em valor.

Desde ali começo o caminho em direção ao bairro das Cuevas, com as suas casas caverna. Hoje em dia a maioria são segundas residências da classe media de Guadix, que têm conservado este património, anexando-lhes na fachadas anexos onde se localizam a cozinha e wc. As técnicas de escavação destas grutas artificiais tem melhorado ao longo dos tempos, permitindo que as condições de humidade e temperatura se mantenham ao longo de todo o ano.

Na zona mais alta existe um centro de interpretação das casas caverna e uma igreja, na qual existe a original capela caverna dedicada a N. Sra. da Graça, além de vários miradouros e algumas casas particulares que poderás visitar.

Plaza de la Paloma, Guadix, Espanha.


Catedral da Encarnação, Guadix, Espanha.

Castelo e Alcáçova, Guadix, Espanha.

Palácio de Peñaflor, Guadix, Espanha.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.