7 apontamentos sobre Almeria.

Alcáçova de Almeria.
Almeria é uma cidade capital de província na Andaluzia (Espanha) com 190.000 habitantes numa zona de forte atividade agrícola, aproveitando a forte insolação que levaram nos últimos anos à massificação das estufas que fornecem de vegetais grande parte do mercado europeu.

1. Aljibes árabes

Aljibes Árabes, Almeria.
Este aljibe, que está completamente restaurado, serve hoje em dia de sala de exposições temporárias, pelo que o acesso ao local é gratuito. À época de construção, inicio do sec. XI, estes recebiam a água de várias nascentes, sendo armazenadas neste local.

2. Plaza Manuel Pérez García

Plaza Manuel Pérez García, Almeria.
Nesta praça localizava-se a Porta de Puchena, a mais importante da cidade, destruída no sec. XIX para dar lugar a esta praça que é hoje um passo essencial para a zona comercial, com belos edifícios novecentistas bastante ecléticos. Também se encontra nesta praça a estátua de Nicolás Salmeron, presidente da Primeira República Espanhola em 1873.

3. Catedral-Fortaleza N. Srª. Encarnação

Porta principal da Catedral, Almeria.
Após o colapso da anterior catedral, localizada na zona da medina, em 1524 começa a construção desta nova catedral. Trata-se de uma construção que tem uma função religiosa e simultaneamente defensiva, pois estava preparada para acolher a população aquando dos assaltos de piratas. É uma construção curiosa, tendo exteriormente este aspeto de castelo, com contrafortes e merlões. A renascentista Porta principal dois brasões, a nível da porta do bispo titular à data e no frontão superior o do imperador Carlos V. Merece ainda destaque os baixo relevos representando S. Pedro e S. Paulo. O coro e sacristia, também renascentistas, e o claustro neoclássico, são os pontos mais relevantes no interior do templo.

4. Sol de Portocarrero

Sol de Portocarrero, Almeria.
É o símbolo da cidade de Almeria. O original encontra-se numa torre baluarte no exterior da capela onde está sepultado Frei Diego de Villalán, nome pelo que deveria ser conhecido, pois foi o seu impulsor, e não pelo nome de um outro bispo da catedral, D.Juan del Castillo y Portocarrero.

5. Alcáçova e Castelo

Alcáçova de Almeria.
É uma das maiores alcáçovas da Espanha muçulmana, tendo sido erguida por Abdarramão III, Emir de Córdoba, no sec. X. Esta composto por 3 recintos, sendo o último destes mandado contruir pelos Reis Católicos, Isabel de Castela e Fernando de Aragão, após a conquista de Almeria ao Islão em 1489.

6. Estação e Cable Inglês

Cable Inglês, Almeria.
A Estação central é um belo edifício do sec. XIX, construído em tijolo, ferro e vidro, tendo ao centro na zona de ingresso uma fachada de ferro e vidro. A importância do comboio naqueles tempos era essencial para o transporte dos minerais extraídos nas serras da província. Pouco depois, nos inicios do sec. XX, uma companhia inglesa constrói este ramal para descarga do mineral diretamente nos navios.

7. Plaza Vieja

Ayuntamiento e Monumento "a los rojos", Almeria.
O seu aspeto atual corresponde às alterações do sec. XIX, mas é desde há muitos séculos um local de encontro da cidade. Preside à praça o edifício do Ayuntamiento, rodeado por arcadas, onde se encontra um interessante centro interpretativo do património da cidade. Ao centro, rodeado por um cordão de árvores, está o monumento aos Mártires da Liberdade, dedicado aos liberais fuzilados por proclamarem as suas ideias. Não se trata do monumento original, pois este foi destruído durante a ditadura, mas de uma réplica inaugurada em 1987.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.