Natal de Elvas

Há uns dias atrás uma boa amiga completou mais um aniversário, e andava eu já com esta crónica em mente, daí que a felicita-se recordando-lhe os bons momentos que compartimos na juventude e entre eles um em que ela encarnou a Virgem Maria.

Não tinha eu ideia que já tinham passado 25 anos desse episódio... Que já tinha passado esse tempo desde que coloquei o meu grãozinho de areia na montagem daquilo que hoje é já parte integrante do Natal em Elvas. Refiro-me ao Presépio ao Vivo e da Récita de Natal que se realizou no Cine Teatro de Elvas em 1990. As dificuldades em montar aquela primeira edição, a escrita de um guião baseado nas escrituras bíblicas, a gravação da alocução, as peripécias com a cassete, para já não falar no burro, foram semanas de trabalho partilhadas por um bom grupo de amigos que recordo com carinho. Aquilo só foi possível porque havia um grupo de dirigentes dos escuteiros com muita iniciativa e perspetiva para novas atividades.

foto de arquivo gentilmente cedida pela amiga Luisa Currito.

Hoje em dia o Natal de Elvas é muito mais que a mais conhecida canção de natal portuguesa, é um cartaz turístico para o concelho. Elvas é, e terá que se afirmar no contexto nacional e além-fronteiras, como sinónimo de Natal. Existem nesta cidade tradições e artes natalícias únicas no país. Existe uma forte aposta da autarquia em proporcionar novas atrações e atividades nesta época. E este ano a novidade foi a experiência do Mercado de Natal.

Chamá-lo desta forma fez-me crer que me esperava um “Weihnachtsmarkt” ou “Christmas Market” como os que se realizam na Alemanha ou Bélgica e outros países nórdicos. Aquilo que em Elvas se chamou de Mercado de Natal é em definitiva uma forma de atrair compradores ao Mercado da Casa das Barcas. Vejo ali uma semente para criar uma atividade que misture tradições elvenses e um bom produto que atrai a visitantes e comparadores para o centro histórico da cidade ou até quem sabe ao Forte da Graça. Haverá que ser original, respeitar as tradições juntar inovação e seguro que em um par de anos o Natal de Elvas terá um verdadeiro Mercado de Natal!

Uma das âncoras do Natal de Elvas é a pista de gelo que dá uma visibilidade internacional à cidade e traz mercado ao comércio e restauração, mas a este pacote do Natal de Elvas há que ir somando novas e interessantes atividades para que vir a Elvas no Natal se transforme numa tradição anual para os habitantes vizinhos ao concelho, sem deixar que a rotina e o cansaço vençam a vontade de vir a uma cidade do Natal.

O Natal de Elvas não é bacalhau com batatas, é roncas, cantares, iluminações e presépios, pista de gelo e presépio ao vivo e é sobretudo um produto turístico que atrai riqueza ao comércio e restaurantes do concelho. É este o exemplo perfeito da sinergia entre a tradição e a economia num Alentejo que continua a aumentar a procura por parte dos visitantes nacionais, ao que temos que somar a nossa proximidade à Espanha.

E porque é fim de ano e se avizinha um ano de projetos e aventuras novas, quero partilhar contigo, que me lês, um desejo: que 2016 seja um ano em que aprendamos a que a vida só se vive se de verdade a encararmos de várias perspectivas.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.