Macarons, um hamburguer doce

Macarons da chocolataria Denegro, Lisboa.
Para muitos este é o doce dos doces. Para alguns outros é a delicatessen mais deliciosa e ao mesmo tempo a que mais técnica pasteleira requer para a sua confeção.

Foram os franceses os que magnificaram esta receita, melhorando e tornando-a inclusivé especialidade de muitas localidades de França, contudo a receita original tem origem em Veneza, Itália.

Segundo alguns historiadores a receita entrou em França quando a futura Rainha Catarina de Médici se casa com Henrique II de França, em 1533, e faz com que estes sejam a estrela da boda, deslumbrando a corte francesa.

A palavra macarons tem a sua origem na italiana "maccherone" que significa massa fina. E é precisamente essa uma das caraterísticas que distinguem o exterior desta bolacha, enquanto o seu interior tem que ter uma consistência macia. Existem macarons de mil sabores e confecioná-los é toda uma arte, daí que apenas os passamos encontrar como sobremesa em hóteis e restaurantes de requinte e em meia dúzia de confeitarias em Portugal.

Desta vez foi a vez de provar os macarons Denegro, em Lisboa na rua de S. Bento. Na verdade não é uma confeitaria / pastelaria mas sim uma chocolataria. Os macarons são um complemento e não a sua especialidade, dado que são conhecidos pelo esmero e qualidade dos seus bombons, com sabores de infusões, frutas  ou especiarias.

Essencialmente os macarons são  duas bolachas de entre 3 e 5 cm, feitas com clara de ovos, açúcar e farinha de amêndoas. Conseguir a textura crocante da casca exterior e a esponjoso e quase húmido interior requer anos de experiência. Estas duas bolachas são unidas com um delicioso creme que complementa o sabor dos mesmos.

Os mais famosos macarons parisienses são os de Pierre Hermé, pela sua textura e sabores fora do habitual, fazendo destes o doce dos doces, e partilhar um momento macaron com amigos é um prazer! E faze-lo em Paris ou mesmo em Versalhes é definitivamente um dos momentos a repetir sempre que se possa, senão a passar pelas pastelarias portuguesas que os produzem.


Coleção de bombons da chocolataria Denegro, Lisboa.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.