Porto Covo, porto de abrigo

Praia do Salto, Porto Covo, Sines.
Começavam os anos noventa e eu comprei a dupla casste do Rui Veloso "Mingo & os Samurais" que serviram de banda sonora da minha adolescência. E ao regressar a Porto Covo, para um fim de semana de praia, misturam-se recordações desses sons e duma anterior estada de nove meses naquelas paragens, por questões de trabalho.

Largo Marquês de Pombal, Porto Covo, Sines.
A costa alentejana diz-me muito. Por lá descubri quem sou e comecei uma etapa de vida que muito estranho. E claro, é uma das zona mais bonitas de Portugal.

Não será por obra do acaso que jornais estrangeiros a considerem entre as mais belas praias do mundo, a par das Seychelles, Bahamas ou da Polinésia.

Há muito para descobrir na costa alentejana, praias únicas, mas também a serra, as massadas de peixe, as lagoas e a interessante mistura de gentes no Largo Marquês de Pombal de Porto Covo, na qual se cruzam familias oriundas do parque de campismo e dos chalés de verão.

S. Torpés é a eleição familar, com águas mais amenas, a do Malhão, mais a sul, para surferos e afins, e claro a praia da ilha do Pessegueiro destino "romântico" onde se juntam banhistas aos milhares.

Esta zona acolhe ainda centenas de caravanas ao longo de todo o ano, pois todas os amantes europeus de caravaning sabem que este é um "spot" imperdível.

Mas para mim Porto Covo sempre será aquela aldeia deserta, que, no estio se enche de forasteiros, é um porto de abrigo invernal esperando o passar do tempo lento.


+ info: Huffington Post Français

Porto de Abrigo, Porto Covo, Sines.
Serra de Grândola, Santiago do Cacém.

Com tecnologia do Blogger.