Père Lachaise, um passeio entre os mortos

Panteão de família, Cemitério de Pére Lachaise, Paris, França.
É um dos locais que mais tinha curiosidade em conhecer em Paris. O Cemitério de Pére Lachaise é uma lição de arte e de cultura, mas também o macabro apelo a este local que nada tem de assustador.

Já antes tinha feito uma visita ao Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, que recomendo por se não conheces, contudo Pére Lachaise é algo mais.

Ocupa mais de 44 hectares e lá se encontram sepultadas algumas das grandes figuras da vida francófona, mas também de cidadãos do mundo, famosos ou ilustres desconhecidos.

Sepultura de Oscar Wilde, Cemitério de Pére Lachaise, Paris, França.
Sempre há turistas por lá, à caça desta ou daquela sepultura, mas as que mais me surpreenderam foram as dedicadas aos milhares que morreram por uma causa. Heróis desconhecidos, soldados rasos em batalhas que nada lhes diziam ou cidadãos mortos por defender as suas convicções políticas e/ou religiosas. Estes vencem o esquecimento nos memoriais que se lhe ergueram: Memorial aos Mortos da Grande Guerra, aos estrangeiros que lutaram por libertar a França na 2ª Guerra Mundial, aos mortos dos Campos de Concentração Nazis ou aos da Guerra Civil Espanhola.

No fundo Pére Lachaise é um enorme jardim, onde se misturam familias enlutadas e visitantes curiosos. E entre esses eu também. Os grandes jazigos, a simbologia, as mensagens e epítetos que se espalham por este cemitério, e claro, as mais famosas e procuradas sepulturas: a da francesissima Edith Piaf, os escritores Balzac, Proust ou Oscar Wilde, ainda destaque para a sepultura de Chopin ou Jim Morrison, entre muitos outros.

Grande parte destas personagens e grandes figuras históricas e representativas da cultura francesa foram aqui sepultadas, ou para aqui trasladadas, por forma a que este cemitério fosse melhor aceite pela população parisiense que se queixava da sua localização muito afastada do centro da cidade no sec. XIX.

E algo que nunca tinha visto antes... sepulturas de chineses!
Definitivamente um local obrigatório em Paris.

+info | Mairie du 20e

Monumentos Funerários, Cemitério Pére Lachaise, Paris, França.
Sepultura de Jim Morrison, Cemitério de Pére Lachaise, Paris, França.
Sepultura de Jim Morrison, Cemitério de Pére Lachaise, Paris, França.
Com tecnologia do Blogger.