A Margem esquerda do Sena e a Ilha da Cité

Torre Eiffel desde o Campo de Marte, Paris, França.
As margens do Sena estão classificadas como Património Mundial desde 1991, e hoje vamos percorrer a sua margem esquerda.

Começo o meu passeio pela margem direita, junto ao Hotel de Ville, palácio renascentista, reconstruido no sec. XIX, e onde funcionam as instituições municipais. Atravesso  por primeira vez o Sena, agora pela ponte d'Arcole, em direção à ilha da Cité e à Catedral de Notre Dame. É um magnifico edifício gótico, sentar-se e contemplar a fachada principal pode ocupar-nos muitos minutos, e digo-vos que regressei mais tarde para seguir essa contemplação. Neste templo decorreram vários episodios importantes da história de França, ainda que no nosso imaginário infantil esta seja a casa do corgunda e das gárgolas. No interior, gratuíto, o gótico absorve-nos por completo, com destaque para os vitrais que iluminam este templo. Seguindo a temática dos vitrais merece ainda visitar a Sainte-Chapelle, outra igreja gótica integrada no conjunto do Palais da Cité, e onde diz a lenda está a coroa de espinhos de Jesus Cristo.

Fonte Saint Michel, Paris, França.
Cruzo agora pela ponte de Saint Michel até à fonte do mesmo nome, em direção à Abadia de Saint Germain des Prés, percorrendo algumas das ruas do Quartier Latin, e, aproveitando para repor forças numa cafetaria. Saint Germain é provavelmente a mais antiga igreja parisiense datada do sec. VI, que merece uma visita atenta. Nela existem Decartes e Picasso.

A próxima paragem vai ser o Palácio do Luxemburgo, um chateux à francesa, construido pela mãe de Luis XIII e depois seguir em direção ao Panteão.

Seguimos pela rua Grenelle até à Esplanada dos Inválidos, onde encontramos o magnifico hospital / hospicio e pólo museologico dos Inválidos. É um enorme edifício mandado construir por Luis XIV para abrigo dos inválidos. É também uma especie de panteão onde repousa Napoleão ou o coração de Vauban, arquiteto de Luis XIV, entre outros ilustres militares gauleses.

E num pulo estamos no Campo de Marte, olhando a Torre de Gustave Eiffel. E imaginar que estiveram para desmontá-la! Ela é a imagem de Paris. Já na aproximação a Paris, desde o avião se via a torre, sobre os telhados ao longo do passeio ia-se vislumbrando-a, mas vê-la desde Champs des Mars é impressionante. São 7.300 toneladas de ferro sobreposto até aos 300 metros de altura, mais uma antena de 24 metros. No seu cimo Eiffel hasteou a bandeira francesa no dia da inauguração da Exposição Mundial de Paris de 1889. Hoje em dia é o monumento pago mais visitado do mundo superando as 7 milhões anuais, assim que já sabes que vais ter que esperar, e esperar, para subir.

Termino o dia sentado no Campo de Marte, com um copo de vinho branco, olhando a torre, enquanto anoitece.

Hôtel des Invalides, Paris, França.
Detalhe do tímpano da porta do Juízo Final, Catedral de Notre Dame, Paris, França.
Interior da Abadia de Saint Germain des Prés, Paris, França.
Palácio do Luxemburgo, Paris, França.
Portico do Pantheón, Paris, França.
Com tecnologia do Blogger.