Itália
Património Mundial
Siena
Toscana
Siena, um sonho gótico na Toscana
![]() |
Sombra da Torre del Mangia, Piazza del Campo, Siena, Itália. |
Amanhecer em Florença é por si uma experiência única. Mas abandoná-la, a bordo de um comboio, e rumar a Siena, é uma experiência que aconselho vivamente.
Partindo da estação de Santa Maria Novella, em aproximadamente 1 hora e pouco, chegamos a Siena. A viagem atravez dos campos da Toscana, num comboio regional, é por ela só uma experiência única. Colinas salpicadas por cipestres e aldeias pitorescas são as companheiras de viagem que te embalam até Siena.
Entrar no centro histórico de Siena é regressar à época medieval. Confesso que pouco lugares me conquistaram nos primeiros passos. Em Siena, ou Sena, essa sensação foi imediata. Vale muito a pena passear pelas ruas centrais desta antiga cidade-capital da república medieva de Siena. Em poucos passos tropeçámos no "Palazzo Salimbeni", um palácio gótico que acolhe o mais antigos banco europeu, em funcionamento desde o sec. XV, o "Monte dei Paschi di Siena", que ainda hoje é um gigante financeiro em Itália.
![]() |
Torre del Mangia, Siena, Itália. |
Esta é uma praça curiosa pela forma de leque, na qual reina o Palácio Municipal (Palazzo Pubblico), um edifício do sec. XIV, no qual se alça a Torre do Campanário ou "Torre del Mangia", construida para superar em altura a rival torre do Palácio Velho de Florença.
A catedral é exemplo do gótico toscano, olhá-la, e voltar a olhar a sua fachada, devia ser um exercício obrigatório para toda a população mundial. No interior os mármores brancos e pretos marcam todo o espaço, onde os mosaicos do pavimentos nos obrigam a olhar o chão para subir de imediato em busca da luz que entra pela rosacea e onde sobreçai o púlpito marmóreo, peça onde os espaços vazios não existem, fazendo desta peça artistica um exemplo do "horror vacui" e da qual a representação da passagem biblica da matança dos inocentes é um perfeito exemplo. Merece a pena recordar o nome do artista desta maravilha, Giovanni Pisano.
Em definitiva Siena é um destino que merece por si só uma ida até à Toscana italiana. Eu seguro regresso lá.
+info | Dados práticos para uma viagem à Toscana
![]() |
Duomo di Santa Maria Assunta, Siena, Itália. |
![]() |
Base do púlpito, representando a loba alimentando Rômulo e Remo, simbolos da cidade, Siena, Itália. |